PBH oferece curso gratuito para agentes ambientais

Por meio do programa BH Itinerante são formadas, em média, 60 pessoas por ano

Educação Ambiental
Publicado em: 04/12/2018

Formar agentes ambientais visando à promoção de ações com base na Agenda 21, documento aprovado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO 92. Esse é o objetivo do BH Itinerante, programa da Prefeitura de Belo Horizonte, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

Com duas edições por ano, o programa de educação ambiental apresenta abordagem socioambiental tendo a cidade de Belo Horizonte como espaço de ensino e aprendizagem. O curso é gratuito, tem duração de três meses com encontros semanais e pode ser feito por pessoas acima dos 16 anos. Para receber o certificado de conclusão é necessário ter, no mínimo, 75% de presença.

Aproximadamente 60 alunos formam-se por ano, os chamados agentes ambientais. O BH Itinerante tem uma metodologia que inclui atividades teóricas, práticas, interativas e lúdicas. “Por meio de atividades de campo, são abordados aspectos referentes à realidade socioambiental da cidade para que os agentes atuem em suas respectivas comunidades”, explica o analista de Políticas públicas da SMMA, Aluísio Cardoso de Oliveira.

Novas ações

A SMMA mantém ainda Centros de Educação Ambiental, cujo funcionamento é baseado em um Programa Integrado de Educação Ambiental e na reprodução local das atividades oferecidas. Os centros também podem incorporar novas ações, fundamentadas em peculiaridades e demandas específicas de cada região da cidade.

Durante todo o ano, são oferecidas palestras, travessias e oficinas. Somente em 2018, foram atendidas mais de 1500 pessoas. Maiores de 16 anos interessados em participar das atividades oferecidas pela SMMA em 2019 devem procurar a Gerência de Educação Ambiental (Avenida Afonso Pena, 342 - 8º andar, Centro) ou entrar em contato pelo telefone: (31) 3246-0600.

Confira o endereço dos Centros de Educação Ambiental na página do Meio Ambiente.

Fonte: PBH