Pesquisa da UFU identifica mamíferos no Parque Estadual do Pau Furado

Estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) faz um balanço dos animais no local
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 14/02/2020

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), do Triângulo Mineiro, realizou um estudo para identificar os mamíferos presentes no Parque Estadual do Pau Furado, localizado na cidade. Um levantamento preliminar já tinha sido realizado entre julho e novembro de 2019.

A pesquisa deste ano poderá servir de subsídio para ações de manejo e conservação das espécies, não apenas para o grupo estudado, mas também para a biodiversidade em geral. No levantamento do ano passado, alguns mamíferos como onça-parda, lobo-guará, tamanduá bandeira, tamanduá-mirim, jaguatirica, veado catingueiro, ouriço cacheiro e paca foram identificados.

Divulgação/IEF
(Foto: Divulgação/IEF)

Eliete Vilarinho, presidente do Parque Estadual do Pau Furado elogiou a pesquisa. “É importante a continuidade de projetos como esse, pois apontam ações efetivas de manejo e gestão de conflitos”, disse à Agência Minas.

A professora Natália Tôrres, coordenadora da pesquisa, também comentou o levantamento. “Com o monitoramento a longo prazo, poderemos concluir quais populações estão aumentando, diminuindo ou estão estabilizadas nessa região, e propor eventuais medidas de manejo", afirmou.


Postar comentário