Porcos selvagens são tema de vídeo educativo

Série ‘Moradores da Floresta’, que retrata animais da região, é realizada em parceria com comunidades
Amazônia
Publicado em: 30/01/2019

O cateto (Pecari tajacu) e a queixada (Tayassu pecari), duas das espécies de porcos selvagens da Amazônia, são o tema de um novo vídeo da série ‘Moradores da Floresta’. De caráter educativo, os vídeos trazem informações sobre algumas das espécies mais marcantes e raras da região, a partir de imagens capturadas por armadilhas fotográficas, instaladas na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes (AC).

A queixada prefere florestas de várzea, enquanto o cateto as matas de terra firme. Outra característica dessas espécies é que ambas são altamente sociáveis. O cateto vive em bandos, que variam entre seis e 30 indivíduos, enquanto a queixada em grupos maiores que podem chegar a até 100 animais.

Confira o vídeo:

"Queixadas e catetos são essenciais para uma floresta saudável, pois são presas de grandes carnívoros, como a onça-pintada, o puma e a jaguatirica. Esses felinos só conseguem habitar áreas em que há boa disponibilidade de presas como esses porcos”, explica Felipe Spina Avino, biólogo e analista de conservação do WWF-Brasil.

Ao todo, no Brasil, há o registro de três espécies de porcos-do-mato. Além do cateto e da queixada, também ocorre o cateto-mundéu (Pecari maximus). Todas as espécies são protegidas pela legislação brasileira (Lei nº. 5.197/1967).

Dentre as principais ameaças a esses animais estão a perda e a degradação de seus habitats e o atropelamento em estradas. Seus principais predadores são a onça-pintada (Panthera onca), puma ou suçuarana (Puma concolor) e os seres humanos. Por serem animais de maior porte e viverem em bandos, as espécies são alvo frequente de caçadores.

Moradores da Floresta

Ao todo, serão 10 vídeos, um a cada mês, retratando os resultados de uma iniciativa que instalou 20 armadilhas fotográficas no interior da Resex. O trabalho, inédito, é feito em parceria com os comunitários da reserva, incluindo o monitorado a fauna presente nas áreas de manejo florestal.

Desde o lançamento do primeiro vídeo, em abril de 2018, que mostrou o primeiro registro da pacarana (Dinomys branickii) em florestas amazônicas, a série ‘Moradores da Floresta’ já apresentou também anta, canídeos e tamanduás da Amazônia (clique nos links abaixo para acessar os vídeos).

Tamanduás da Amazônia

Canídeos da Amazônia

Anta

Muito Prazer, somos uma família de pacaranas

Sobre a Resex Chico Mendes

A Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes foi criada em 1990 e tem mais de 970 mil hectares. Abrange sete municípios do Acre e cerca de 10 mil pessoas moram em suas áreas. A Resex é uma das 117 unidades de conservação apoiadas pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

Fonte: WWF


Postar comentário