Portaria cria programa de voluntariado em Unidades de Conservação de Minas Gerais

Interação entre voluntários e profissionais pode levar a soluções coletivas de proteção dos recursos naturais
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 18/07/2019

Está aberta a oportunidade para quem deseja exercitar sua cidadania e contribuir para um ambiente mais equilibrado e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no entorno das Unidades de Conservação (UC) de Minas Gerais. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) criou o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação estaduais, com a possibilidade de realização de trabalhos em diversas áreas de proteção ambiental como pesquisa, visitação, comunicação e educação ambiental.

Evandro Rodney/Agência Minas
Evandro Rodney/Agência Minas

“Existia uma grande procura pelo trabalho voluntariado em nossas Unidades de Conservação, seja por estudantes como também por pessoas das comunidades do entorno ou outros interessados em contribuir com a conservação dessas áreas protegidas. Nesse contexto, o IEF criou o programa, com objetivo de aproximar a população de nossas unidades de conservação buscando tornar realidade o voluntariado nas UCs”, afirma o diretor-geral do IEF, Antônio Malard.

No Brasil, o voluntariado específico para unidades de conservação foi regulamentado no ano de 2002. Em Minas Gerais, o programa irá promover, incentivar e valorizar o trabalho voluntário nas unidades de conservação. Soma-se a isso a interação entre os voluntários e os profissionais das UCs quanto às experiências e ações na área ambiental, na busca de soluções coletivas de proteção e conservação dos recursos naturais.

O trabalho voluntário também é uma forma de tornar os participantes potenciais multiplicadores da conservação e da proteção do meio ambiente no estado.

Para participar do Programa de Voluntariado, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e preencher formulário de inscrição disponibilizado no site do IEF, além de atender a outros requisitos específicos descritos em edital. Mais informações podem ser acessadas na página do Instituto Estadual de Florestas.

Para viabilizar o Programa de Voluntariado, a portaria também criou o Comitê de Assessoramento Técnico do Programa de Voluntariado, que irá assessorar a diretoria de Unidades de Conservação do IEF em estudos, sugestões e embasamentos técnicos com relação às diretrizes, avaliações, divulgações e interações internas e externas dos editais propostos para as Unidades de Conservação do estado.

Fonte: Agência Minas


Postar comentário