Prefeitura altera sistema da coleta seletiva em BH

Locais de Entrega Voluntária (LEV) serão substituídos pelos Pontos Verdes
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Sustentabilidade
Publicado em: 28/10/2019

A coleta seletiva em Belo Horizonte será reformada a partir deste mês. Os chamados Locais de Entrega Voluntária (LEV) serão substituídos pelos Pontos Verdes. Os primeiros postos foram instalados, na última terça-feira (22), na Rua Érico Veríssimo, número 1.428, no Bairro Rio Branco, na Região Venda Nova.

Durante a instalação, houve uma campanha educativa com os moradores do entorno, apresentando o novo equipamento e orientando como destinar corretamente os recicláveis. O serviço de coleta domiciliar realizado em todas as regiões da cidade não sofrerá alterações.

Os novos equipamentos possuem uma programação visual reformulada, além de proporcionar mais facilidade para o descarte. Cada contêiner, com capacidade para 3.200 litros, terá sua abertura voltada para o passeio, oferecendo total segurança para o cidadão. Todo o material depositado dentro dos equipamentos só poderá ser retirado pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) durante o recolhimento, uma vez que os contêineres são lacrados. Com isso, os recicláveis ficarão bem acondicionados, evitando o espalhamento dos materiais por catadores avulsos.

Serão 78 pontos verdes espalhados por BH (Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte)
Serão 78 pontos verdes espalhados por BH (Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte)

Cada caminhão da SLU tem capacidade para transportar até cinco toneladas de resíduo. O superintendente de Limpeza Urbana da capital mineira, Genedempsey Bicalho Cruz, acredita que a ampliação dos postos de recolhimento torna mais acessível ainda a coleta seletiva na cidade.

"É importante que cada pessoa dê a sua parcela de contribuição, encaminhando o material para a reciclagem e cuidando dos equipamentos instalados da maneira correta, preservando os locais de recolhimento", disse, ao site da Prefeitura de Belo Horizonte.

O plano é que os novos pontos de recebimento sejam instalados até dezembro. No total, serão 78 Pontos Verdes espalhados pela cidade, em locais ainda a serem divulgados.


Postar comentário