Prefeitura de BH abre inscrições para dois prêmios literários: Cidade de Belo Horizonte e João de Barro

Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Educação
Publicado em: 24/09/2019

A PBH, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, lançou nesta segunda-feira, dia 23, os editais do Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2019 e do Concurso Nacional de Literatura João de Barro - Literatura para Crianças e Jovens 2019. Os dois são os mais tradicionais prêmios literários do país e visam valorizar e fomentar a produção literária nacional com obras inéditas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas desta segunda, dia 23, ao dia 4 de novembro de 2019.

A documentação e as propostas técnicas poderão ser entregues pessoalmente ou postadas pelos Correios. A entrega presencial deverá ser realizada no setor de Licitações da Fundação Municipal de Cultura, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no horário das 10h às 12h e das 14h às 17h. O endereço é rua da Bahia, 888, 12º andar, sala 1205, Centro, Belo Horizonte – MG, CEP 30.160-011.

Os editais foram publicados no Diário Oficial do Município do último dia 19 e estão disponíveis para consulta no portal da Prefeitura. Para mais informações, o público poderá entrar em contato por meio dos e-mails premiocbh@pbh.gov.br e joaodebarro@pbh.gov.br.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público

Nessa edição, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte contempla obras nas categorias dramaturgia e romance. Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital, é o concurso literário mais antigo do país. Um de seus principais atributos é o fato de premiar apenas obras inéditas. A cada edição, o prêmio revela novos escritores e obras e dá visibilidade à produção literária do país, sendo que as categorias premiadas são alternadas entre dramaturgia e romance ou conto e poesia. A obra vencedora em cada categoria receberá um prêmio de R$ 25 mil.

O Prêmio João-de-Barro contempla obras nas categorias texto literário e livro ilustrado, com projeto gráfico completo, voltadas para jovens e crianças. Criado em 1974, é um dos mais longevos e relevantes prêmios literários nacionais voltados para literatura infantil e juvenil. Seu formato arrojado abarca distintos aspectos da criação de livros para crianças e jovens, sendo de grande relevância para o cenário nacional de criação literária direcionada a crianças e jovens, particularmente porque revela a evolução da literatura infantil e juvenil contemporânea no país. A obra vencedora em cada categoria também receberá um prêmio no valor de R$ 25 mil.


Postar comentário