Prefeitura realiza evento de sustentabilidade e alimentação saudável no Centro Cultural Venda Nova

Em sua quinta edição, o “Venda Nova Sustentável” traz palestras, oficinas, rodas de conversa e exposição com ênfase na qualidade de vida
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 23/09/2019

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, no Centro Cultural Venda Nova, de 23 a 29 de setembro, o “Venda Nova Sustentável”. O evento chega à sua quinta edição, valorizando e discutindo a relação entre arte, sustentabilidade e qualidade de vida, oferecendo atividades gratuitas diversas com foco na alimentação saudável. A programação completa pode ser conferida em bhfazcultura.pbh.gov.br .

O “Venda Nova Sustentável” acontece anualmente, sempre com a realização de diferentes ações durante uma semana. Voltado para a sustentabilidade nos diversos campos de conhecimento, propõe a reflexão do público para a necessidade de transformar hábitos, simplificar comportamentos, cuidar dos recursos hídricos, equilibrar corpo e alma, fazer mais uso das terapias holísticas, de uma alimentação mais saudável e do uso das ervas medicinais a fim de uma vida com mais qualidade e consciência.

O evento consiste na culminância de projetos que são realizados, durante todo o ano no Centro Cultural Venda Nova. O “Café com Saberes”, a “Horta Compartilhada”, “Mosaico” e a “Oficina de Cerâmica” são alguns exemplos. As atividades a serem desenvolvidas durante o Venda Nova Sustentável incluem a revitalização e manejo da horta compartilhada, reaproveitamento de lixo, a ética da sustentabilidade, palestras e rodas de conversa sobre o uso das ervas medicinais, alimentação saudável, apresentações culturais de caráter popular e folclórico e cuidados com o corpo e mente por meio de práticas alternativas e da arte, como Lian Gong e Yoga.

Nas oficinas são abordados o reaproveitamento de cascas de frutas para doces, chás e sucos; alimentação vegana, alimentação viva e alimentação Low Carb; uso das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), biomassa de banana verde e cookies integrais; sabonetes artesanais; uso das plantas medicinais, probióticos caseiros, fermentação natural e fermentação de queijos e laticínios veganos.

Durante toda a semana há atividades fixas como a Mostra de Artesanato, com trabalhos dos artesãos, alunos e ex-alunos das atividades do Centro Cultural; o Bazar do Desapego, para as pessoas deixarem o que não usam e levar apenas o que for realmente útil, entre roupas, calçados, acessórios, livros, brinquedos e utensílios em bom estado; recolhimento de materiais recicláveis, como garrafas pet, potes de plástico, papéis; e trocas de mudas.

Exposição As Três Dimensões

A exposição “As três dimensões – Autismo, uma questão especial” é uma das atrações da programação do Venda Nova Sustentável e poderá ser visitada a partir desta segunda-feira, dia 23. Aberta até o dia 29 de setembro, a exposição é destinada aos apreciadores de artes plásticas e apresenta trabalhos em giz de cera sobre tela, desenvolvidos pelos irmãos Carolina, Gabriel e Ismael Mamedes da Cruz, todos autistas.

Cada um dos artistas traduz suas vivências em estilos bem diferentes, com técnicas adquiridas sem qualquer aula de desenho ou pintura. Durante a exposição, as obras poderão ser compradas. A iniciativa é um trabalho em conjunto com o Centro Público de Economia Solidária da Subsecretaria de Trabalho e Emprego e visa ajudar na renda da família dos artistas.

Os horários de visitação da exposição são de 10h às 14h, na segunda-feira, dia 23; de 10h às 15h, na terça-feira, dia 24; de 9h às 15h, na quarta-feira, dia 25; de 9h às 14h, quinta, sexta e sábado, dias 26, 27 e 28; e de 9h às 10h, domingo, dia 29.

Serviço

Venda Nova Sustentável – 5ª edição

De 23 a 29 de setembro | De segunda a domingo

Centro Cultural Venda Nova

Rua José Ferreira Santos, 184, Novo Letícia

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-5533


Postar comentário