Associação Querubins completa 25 anos

Inspiração
Publicado em: 02/08/2019

Um trabalho de muito amor e dedicação, que nasceu de um sonho de transformar as vidas da comunidade do Vila Acaba Mundo, no bairro Sion, na cidade de Belo Horizonte.

No ano de 1994, quando Magda Coutinho resolveu plantar sementes com o intuito de revitalizar uma área degradada da região do Sion, que atualmente é a Praça JK, não imaginava que brotaria alí um belo projeto de transformação de cidadãos.

De espírito inquieto, Magda idealizou algo maior, a Associação Querubins, que ano a ano foi contagiando as pessoas com seus sonhos e vontade de fazer mais. Como uma adorinha sozinha não faz verão, uniu-se à sociedade civil, e empresários de todos os portes abraçaram a causa e o projeto ganhou mais força e apoio. Hoje está instalada em uma área de 10 mil m2, onde funciona diariamente, em dois turnos com horário complementar à escola regular. A matrícula na rede escolar é, inclusive, uma condição para participação dos educandos.

A integração com as famílias e a comunidade é uma prioridade, através das reuniões de pais é que os trabalhadores conhecem as necessidades locais e montam os projetos de capacitação para a Família Querubins. Atualmente são oferecidas oficinas de danças urbanas, dança afro, dança contemporânea, circo, artes visuais, percussão, construção de instrumentos, vídeo e cinema, cultivo de horta orgânica e jardinagem, além do apoio escolar.

Ano passado foi contemplada com o Criança Esperança, da Rede Globo que auxiliou nas obras do estúdio de gravação, que foi mais um dos projetos finalizados. Para este ano teve seu projeto aprovado pelo Brasil Fundation, para dar início ao Mão na Massa, curso de padaria e confeitaria, que contará também com o apoio do Senai/Fiemg e Supermercados Verdemar.

Foto: Reprodução Querubins / Facebook
Foto: Reprodução Querubins / Facebook

Homenagens

Como forma de agradecer a cada um desses empresários que entendeu o propósito da Associação Querubins, será feita uma tarde de homenagens. Dentre os convidados estarão as bandas Skank, Jota Quest, Tianastácia, Lagum e Pato Fu, que há 02 anos cedem seus cachês para o evento A Música da Cidade que acontece no Palácio das Artes, com a renda total revertida para a Associação Querubins.

A solenidade será no dia 06 de agosto, terça-feira, às 16h no Ginásio Querubins, localizado na Rua Correias, 700 – Sion.

Algumas Premiações:

2018 – Comenda concedida para Magda Coutinho – Medalha de Santos Dumont.

2010 – Prêmio Excelência Institucional – Itaú UNICEF;

2010 – Título de Utilidade Pública Federal (Portaria nº 3.093 de 29/12/2010);

2008 – Qualificada como Ponto de Cultura e Ponto de Leitura – Ministério da Cultura;

2006 – Título de Honra ao Mérito – Câmara de Vereadores de Belo Horizonte;

2002 – Título de Utilidade Pública Estadual em Minas Gerais- Lei nº 14.253 de 04/06/2002;

2005 – Prêmio Ação – Rede Globo

2001 – Prêmio Cidadão 21 Arte – Instituto Embratel e Instituto Ayrton Senna;

2001 –Título de Utilidade Pública Municipal em Belo Horizonte (Lei nº 8.282 de 26/12/2001);

1994 – Prêmio Gentileza Urbana – PBH & Instituto de Arquitetos do Brasil-IAB-MG

A Associação Querubins é uma entidade sem fins lucrativos, voltada há 25 anos para o desenvolvimento de crianças e jovens através da arte e oficinas e para adultos com capacitação profissional.

Conheça a Associação Querubins: www.querubins.org.br e nos siga nas redes sociais.


Postar comentário