Recife assume a liderança do ICLEI na América do Sul

Prefeito da cidade participou do Congresso de Cidades Resilientes em Bonn como novo presidente do Comitê Executivo Regional do ICLEI América do Sul
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Política Ambiental
Publicado em: 12/07/2019

O ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade, tradução de Local Governments for Sustainability), principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, tem uma nova lidenraça na América do Sul. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, assumiu oficialmente a presidência do Comitê Regional durante a reunião anual do Comitê Executivo Gobal do Secretariado Global do ICLEI (GexCom), no Congresso Resilient Cities.

Divulgação/ICLEI
Divulgação/ICLEI

Com lideranças do mundo inteiro para discutir a estratégia e visão de Rede de Governos Locais pela Sustentabilidade. Recife assume este papel depois que a cidade equatoriana de Quito concluiu seu mandato, com o prefeito Mauricio Rodas deixando o cargo em maio deste ano.

Na ocasião, a ex-Secretária de Meio Ambiente de Quito, Verónica Arias, recebeu a homenagem ao prefeito Mauricio Rodas pelas conquistas do último ano, que também foram celebradas pelo lançamento do Relatório de Atividades do ICLEI de 2018.

Recife é a nona maior cidade do Brasil, localizada na Região Nordeste do país, no litoral. As projeções do Painel Internacional sobre as Alterações Climáticas (IPCC) mostram que Recife está dentro do grupo de cidades mais vulneráveis ​​devido ao aumento do nível do mar e inundações devido a padrões de precipitação mais elevados e mais pesados.

Levando em conta essas previsões, Recife buscou implementar uma política global e programas locais para enfrentar os impactos das mudanças do clima e o desenvolvimento de baixo carbono. Desde 2012, a cidade participa do Urban-LEDS, um projeto conjunto do ICLEI e a ONU Habitat, e é membro da Rede desde 2015. O município tem implementado um plano de ação climática guiado pela metodologia GreenClimateCities e tem sido um cidade pioneira na implementação de legislação para o planejamento urbano sustentável e orientado para o clima.

Fonte: ICLEI América do Sul


Postar comentário