Rede Ensina Mais Turma da Mônica cria concurso de soluções sustentáveis

Em linha com a Agenda de 2030, os Concursos Culturais deste ano estimulam alunos a economizar água

Sustentabilidade
Publicado em: 13/03/2019

Cada vez mais, o ensino é definido por ações que vão além dos limites da sala de aula e se conectam a temas de interesse global. A Ensina Mais Turma da Mônica, franquia de apoio escolar que reforça a base de crianças e adolescentes, e faz parte da MoveEdu, está empenhada em estimular seus alunos a ajudar a ONU (Organização das Nações Unidas) a salvar o planeta. Ao longo dos anos, a Ensina Mais cria Concursos Culturais que estimulam os estudantes a desenvolverem soluções para assuntos importantes. Em 2019, um dos temas mais relevantes da Agenda de 2030 é o consumo sustentável de água.

Chamados de "Amigos da Água", os concursos deste ano dividem os ensinos fundamentais 1 e 2 e abrangem o país inteiro em uma competição que incentiva os alunos a procurarem maneiras de reverter o mau uso do recurso hídrico.

"As crianças assistem a um desenho da Turma da Mônica em que os personagens utilizam mal a energia elétrica e sofrem com um apagão", explica Leonardo Andreoli, gerente da Ensina Mais Turma da Mônica. "De forma lúdica, o vídeo ilustra para as crianças que a má utilização da água e o consumo irracional deste recurso têm impacto na vida de todos nós, e os estimula a pensar em soluções", completa.

O concurso funciona de forma simples: com apoio dos pais, alunos de seis a dez anos criam um desenho com uma ideia ou solução para o tema. Para participar, basta acessar ensinamais.com.br/amigosdaaguadesenho, fazer cadastro e arquivar no site o desenho com uma solução para o melhor uso da água. É possível também entregar o desenho, de forma física, na unidade em que a criança estuda. As ilustrações ficam expostas no portal e são sujeitas a voto público. Ao final, um comitê da Ensina Mais irá selecionar as que trazem as melhores soluções.

No caso dos adolescentes do Ensino Fundamental 2, os alunos são estimulados a escrever uma redação com resoluções para o problema de desperdício de água. O cadastro deve ser feito no site: ensinamais.com.br/amigosdaagua e a competição se dá em duas etapas: na primeira, após arquivar o texto no site, as produções escritas ficarão expostas para a votação do público em geral. As três mais votadas vão para a segunda fase, na qual a Ensina Mais determina as três primeiras colocações.

O concurso é válido até o dia 6 de julho. Os primeiros colocados nos dois concursos receberão um Playstation 4. Para os segundos e terceiros lugares, a premiação será um box de livros da Turma da Mônica para o Ensino Fundamental 1, e respectivamente, uma mochila e um box de livros dos personagens para os alunos do Fundamental 2.

Realizados desde 2012, os Concursos Culturais têm sido um sucesso de adesão, ano após ano. Em 2018, a rede teve um total de 5.702 participantes em todo o Brasil, com alunos do fundamental 1 e 2. A aluna Julia Montserrat, da unidade de Formiga, em Minas Gerais, conquistou o primeiro lugar da competição. A expectativa para 2019 é superar a adesão de alunos, que deve se aproximar dos 6 mil inscritos nas cinco regiões do país. As inscrições são gratuitas.

A ONU pede que cada governo comprometido com a Agenda de 2030 – caso do Brasil - faça uma espécie de prestação de contas, demonstrando quais ações estão sendo tomadas para minimizar os problemas levantados. "Atividades como o 'Amigos da Água' certamente têm muito a acrescentar à organização, pois estimulam ações sustentáveis. O objetivo maior de cada Concurso Cultural é que a atividade gere um impacto social nas crianças e adolescentes e, assim, formem-se cidadãos conscientes e prontos para ajudar nos desafios que atingem o nosso planeta", explica Rogério Gabriel, presidente e fundador da MoveEdu, grupo de franquias de educação e líder nacional no segmento profissionalizante.


Postar comentário