Saiba se seu corpo está precisando de um detox

Início do ano é ótima época para adotar hábitos mais saudáveis e dar um ‘restart’ no organismo

Saúde
Publicado em: 04/02/2019

O ano mal começou e você já está exausto, se sentindo meio pra baixo e com o rendimento afetado? De acordo com a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, esses podem ser sinais de que seu corpo precisa de ajuda, ou seja, precisa de um “restart” (reinício) para voltar ao seu funcionamento adequado.

“Nosso corpo é uma máquina em funcionamento. Quando ela fica sobrecarrega, começa a dar sinais de que está precisando de ajuda. Nós só precisamos estar atentos a esses sinais para evitar maiores problemas”, comenta.

De acordo com a nutricionista, o fígado é um dos órgãos responsáveis pela desintoxicação, e realiza esse processo de limpeza naturalmente. Porém, o nosso metabolismo não está preparado para lidar com tantas toxinas como as que somos expostos hoje.

“Nosso organismo costuma fazer um processo de desintoxicação natural, mas ele não está preparado para todas as toxinas que ingerimos hoje. São agrotóxicos, medicamentos, poluição, toxinas causadas pelo estresse e ansiedade, sem falar dos corantes e conservantes químicos presentes na maioria dos alimentos que consumimos”, avalia.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Frutas e verduras

Para potencializar esse processo de desintoxicação, Aline sugere protocolos alimentares completos, que devem ser desenvolvidos por um especialista, de acordo com cada paciente. “Muito mais do que o famoso suco verde, iniciar um detox é iniciar um processo complexo que precisa do acompanhamento adequado de um nutricionista, ou seja, definição precisa de quantidades e sinergias de nutrientes especiais, como vitaminas do complexo B, coenzima Q 10, aminoácidos e antioxidantes específicos.”

Além de procurar ajuda especializada, é importante também restringir da rotina alimentar os produtos industrializados, principalmente aqueles que contenham, na lista de ingredientes, nomes que você não reconhece como sendo de comida. Inclua mais frutas e verduras, de preferência orgânicas, e use azeite de oliva extra virgem como principal fonte de gordura do preparo dos alimentos. Essas mudanças já vão ajudar o seu organismo a se recuperar.

Confira abaixo cinco sinais de que seu organismo está precisando de um ‘detox’:

1) Falta de sono

Devido aos altos níveis de ansiedade antes de dormir e a dificuldade de relaxar e produzir a melatonina (hormônio do sono), você começa a sentir seu corpo reclamando. As consequências? Dias improdutivos, falta de concentração, mau humor e frustração que podem afetar até mesmo as suas relações sociais.

2)Intestino preso

Esse também é um alerta! Intestino preso é um complicador na saúde. Afinal de contas, precisamos colocar "o lixo para fora" todos os dias. Não só pela sensação de bem-estar, como pela reabsorção de bactérias tóxicas das fezes paradas no intestino, que a longo prazo podem levar a problemas mais graves como a diverticulite ou até mesmo o câncer de colo de intestino.

3)Vontade exagerada de Doces e Massas

Essa é uma forma do corpo nos dizer que o hormônio do estresse está elevado e desregulado. Além de atrapalhar a manutenção/perda de peso saudável, já que comemos mais do que deveríamos, ainda perdemos a autonomia de escolher o que queremos comer. Quando o hormônio "grita" na nossa cabeça, ele está no controle e pode gerar até mesmo uma compulsão alimentar.

4)Desequilíbrios hormonais

Isso acontece devido ao acúmulo das toxinas e gorduras no corpo, podendo levar a mudanças de humor e diminuição da libido. Muitas vezes, uma boa alimentação, que ajuda na limpeza dessas toxinas, pode melhorar não só a qualidade de vida da pessoa, como amenizar todos os efeitos causados por essa irregularidade.

5)Dificuldade de Perda de Peso

Sabemos que para emagrecer de forma saudável, precisamos de atividade física, equilíbrio emocional e reeducação alimentar. Porém, mesmo quando um paciente encontra esse caminho, muda sua rotina e ainda encontra dificuldades, seu organismo pode estar precisando desintoxicar. O motivo? Um platô metabólico, que nada mais é do que seu organismo com dificuldade de fazer as reações químicas devido ao acúmulo de toxinas.