Economia sustentável: Sebrae apresenta projeto para incentivar a bioeconomia na Amazônia

Programa será desenvolvido com respeito e conservação do bioma
Bruno Frade - bruno@souecologico.com
Sustentabilidade
Publicado em: 04/09/2019

O Sebrae apresentou na última terça-feira (03), durante a Conferência Ethos 360º, programa de bioeconomia para a Amazônia que tem como objetivo atrair startups e empreendimentos sustentáveis na região Norte e estimular o desenvolvimento do ecossistema de inovação alinhado à conservação do meio ambiente. A partir de fevereiro de 2020, os empreendedores que acreditam na Amazônia e veem um potencial de bionegócio serão apoiados e fomentados pelo Sebrae e seus parceiros para criar e acelerar negócios na região.

De acordo com o gerente de inovação do Sebrae, Paulo Renato Cabral, o Sebrae vai apoiar a criação de novos empreendimentos nesse bioma, que é tão importante para o Brasil e para o mundo. “Vamos oferecer um programa de inovação aberta para atrair empreendedores para o bionegócio na Amazônia”, destacou.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público

Cases de sucesso

Pequenos negócios de bioeconomia também estiveram presentes no painel com o apoio do Sebrae. Para o CEO da Biozer da Amazônia, Danniel Pinheiro, empresa especializada em cosmética natural, vegana e sem sintéticos na formulação, o papel da marca é mostrar a importância de a floresta ficar de pé, pois é de onde obtemos insumos. “Mostrar que a floresta tem suas características e particularidades é fundamental, pois quando um produto ou matéria prima não está disponível, não é uma falha, mas sim uma questão sazonal: ele não está em sua época. Isso tem de ser mostrado, pois agrega valor”.

Outra marca de cosméticos naturais, a Ekilibre Amazônia, comandada pela CEO Maria José de Freitas, vem se destacando em Alter do Chão, no Pará, e incentiva a comunidade local a aproveitar os ingredientes naturais que tem à mão. Maria e o sócio, Kairós Kanavarro, participaram do Empretec. O resultado foi um sucesso: hoje a Ekilibre também tem um e-commerce e armazena estoque em São Paulo para otimizar a logística dos produtos.


Postar comentário