Semana do meio ambiente é comemorada com eventos em BH e no interior

Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 04/06/2019

O mês de junho vai ter programação intensa de eventos para festejar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, marcada no calendário no dia 5 de junho, terá em todo o Estado uma série de comemorações que vão se estender ao longo do mês. A lista de atividades programadas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) inclui trilhas, palestras, plantio de árvores, apresentações teatrais, musicais, seminários, blitze educativas, ações de conscientização ambiental, entre diversas outras ações.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar o público geral da necessidade de preservação do meio ambiente. Em 2019, a China sediará a conferência internacional do Dia Mundial do Ambiente com o principal objetivo de combate à poluição, em uma iniciativa promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no quadro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.

Em Minas, as ações já começaram. A primeira atividade foi na última quinta-feira (29), a Serra da Mantiqueira, localizada Região Central de Minas Gerais, uma nascente que se transforma em um dos rios mais importantes e volumosos do Estado recebeu proteção. Além disso, o Governo de Minas inaugurou o cercamento da primeira nascente da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, localizada no município de Ressaquinha e o plantio de 72 mudas de espécies nativas da região.

Em Belo Horizonte, outras ações estão previstas sobre o tema “Resíduos: a responsabilidade é de cada um”! Durante a semana, intervenções artísticas relacionados ao assunto serão realizadas nos prédios da sede do Governo Estadual.

No dia 7 de junho, acontece a palestra “A atual situação da logística reversa: desafios e oportunidades na gestão de resíduos sólidos, aberta ao público, mediante inscrição prévia. O tema será abordado pelo palestrante Fabrício Soler, da Felsberg Associados, especializada em direito ambiental. Outro tema abordado no evento é o Sistema MTR como ferramenta de gestão de resíduos em MG, que será apresentado pela diretora de Gestão de Resíduos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Alice Libânia. O evento será no Auditório do Banco do Brasil, na Rua Rio de Janeiro, 750, 8º andar, no Centro da capital.

Programação no interior

A Semana do Meio Ambiente no Parque Estadual do Itacolomi começou a ser comemorada no dia 3, com a palestra “A importância do Parque Estadual do Itacolomi para o meio ambiente”, na Escola Municipal de Passagem de Mariana às 12h30. No dia 4, será inaugurada a Trilha dos Sentidos com a participação de alunos da Escola CEMPA de Mariana.

Já no dia 5, haverá uma Blitz Ecológica na Portaria do Parque com distribuição de material educativo. Já no dia 6, a Brigada Mirim apresentará o trabalho dos brigadistas, os equipamentos utilizados contra incêndios e os métodos de manuseio. No final de semana, acontecem atividades de educação ambiental e distribuição de material educativo nas trilhas interpretativas do parque para visitantes.

Parque do Itacolomi.Foto: Wikiloc / Marcelo Garcia
Parque do Itacolomi.Foto: Wikiloc / Marcelo Garcia

Na Área de Proteção Ambiental (APA) São José, serão realizadas blitze ecológicas nas principais estradas que cortam a unidade de conservação, chamando a atenção para a importância da prevenção de incêndios florestais. Também serão realizadas trilhas interpretativas na APA e palestras nas escolas dos municípios onde está inserida a reserva ambiental: Coronel Xavier Chaves, Prados, São João Del Rei e Tiradentes, além de Santa Cruz de Minas.

No município de Itabirito, a equipe da Estação Ecológica de Arêdes realizará, nos dias 4 e 5 de junho, o Seminário Ambiental “Subcomitê do Rio Itabirito” no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), será voltado aos temas prevenção e combate aos incêndios florestais, unidades de conservação e gestão de recursos hídricos e de resíduos sólidos urbanos.

Em Conceição do Mato Dentro, no dia 5, acontecerá visita guiada ao Meliponário, dando continuidade ao Projeto Conhecendo as Abelhas Nativas Brasileiras e a importância delas para manutenção da vida na terra.

Confira a programação completa!


Postar comentário