Semana Mares Limpos mobiliza todo o país com mutirões de limpeza de praia

Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 16/09/2019

No dia 14 de setembro, a ONU Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Ecosurf, iniciou à #SemanaMaresLimpos. Cerca de 300 grupos, organizações e coletivos se comprometeram a promover ações de limpeza em praias, rios, córregos e parques em 22 estados do Brasil. A iniciativa terminará com vários mutirões no sábado, dia 21 de setembro, quando é celebrado internacionalmente o Dia Mundial de Limpeza de Praias (Cleanup Day, em inglês).

“A Semana tem o objetivo de reunir os mais diversos indivíduos e associações que realizam mutirões no mês de setembro, quando tradicionalmente ocorre no Brasil o mês de limpeza de praias. É um movimento que soma esforços por uma agenda comum”, explica João Malavolta, Diretor Executivo da Ecosurf.

“Os relatórios pós-mutirões enviados pelos voluntários são fundamentais, pois nos ajudam a levantar informações sobre a poluição plástica e também funcionam como um alerta para sensibilizar pessoas sobre seus hábitos, empresas sobre seus processos e governos sobre a urgência de mais e melhores políticas públicas na área”, complementa.

Nos anos anteriores, os principais itens encontrados nas praias e rios foram bitucas de cigarro, tampas de garrafa, canudos, garrafas plásticas, sacolas plásticas de supermercado, embalagens plásticas em geral, copos e pratos plásticos, garrafas de vidro, pedaços de isopor e talheres plásticos.

Programação da #SemanaMaresLimpos

A Semana começou no último sábado, dia 14, com mais de 38 grupos promoverão mutirões de limpeza em diferentes cidades brasileiras. Todas as atividades realizadas pelos voluntários inscritos na Semana Mares Limpos, como o nome do grupo, contato do responsável e data, estão listadas por estado e cidade na página do evento no Facebook (bit.ly/eventosml2019).

A ONU Meio Ambiente também irá participar de duas ações no Rio de Janeiro. Na sexta-feira, dia 20, estará no Seminário “Combate ao Lixo no Mar”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. No sábado, dia 21, Dia Internacional de Limpeza de Praias, irá se unir aos Escoteiros do Brasil, Instituto Aqualung e escolas da cidade para promover um mutirão na Praia de Copacabana, das 9 às 13 horas. O ponto de encontro será em frente ao Hotel Marriot - Avenida Atlântica 2600. Estima-se que pelo menos 600 voluntários estejam presentes. No mesmo dia, o defensor da Campanha Mares Limpos, Mateus Solano, participará do Mutirão SOS Lagoa, com vários pontos de ação no Rio de Janeiro.

“A Campanha Mares Limpos é um movimento global para envolver governos, sociedade e o setor privado na luta contra a poluição plástica nos oceanos. No Brasil, a Campanha tem impulsionado desde 2017 diversas discussões e ações sobre a agenda do plástico descartável e poluição marinha. A cada ano o número de voluntários inscritos na Semana aumenta – neste ano dobrou em relação a 2018, o que mostra que cada vez mais pessoas estão mobilizadas em torno desta agenda, que pede uma economia mais circular e padrões mais sustentáveis de produção e consumo”, disse a Representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú.

Grupos que ainda não fizeram o registro podem fazê-lo no link www.bit.ly/mareslimpos2019. Em seguida, receberão orientações sobre como realizar limpezas, bem como fichas de catalogação do lixo encontrado e material da campanha.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público

Mobilização digital

Durante a #SemanaMaresLimpos, o Instagram da ONU Meio Ambiente (@onu_meio_ambiente) e de organizações parceiras irá divulgar informações sobre poluição plástica nos oceanos e fotos e vídeos das ações promovidas pelos grupos voluntários – é importante marcarem a instituição e utilizarem as hashtags #SemanaMaresLimpos e #SML2019.

A campanha Mares Limpos

A campanha global da ONU Meio Ambiente #MaresLimpos (#CleanSeas, em inglês) chegou no Brasil em setembro de 2017 com objetivo de reduzir os impactos dos plásticos descartados nos oceanos. A campanha atua mobilizando governos, empresas e sociedade civil para mudar as formas de produzir, consumir e descartar o plástico e evitar que chegue aos oceanos. Entre suas diversas iniciativas, a Mares Limpos busca sensibilizar governos a criarem políticas para redução do plástico, dialogar com indústrias para incentivar a redução de embalagens plásticas e convocar consumidores a mudarem seus hábitos de consumo e descarte.

Mais informações, acesse aqui!


Postar comentário