Seriam as árvores a “solução mais eficaz” para o aquecimento?

Estudo utilizou 80 mil imagens globais de satélite da cobertura de árvores
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 08/07/2019

Uma nova pesquisa sugere que uma área muito maior que a do Brasil está disponível para o plantio de árvores em todo o mundo, informa a BBC News.. Isso “pode ter um impacto dramático na mudança climática”.

Domínio público
Domínio público

O estudo, publicado na Science, utilizou 80 mil imagens globais de satélite da cobertura de árvores e bancos de dados sobre as condições do solo e do clima para mostrar que o espaço disponível para as árvores é muito maior do que se pensava anteriormente, e poderia reduzir o CO2 na atmosfera em 25%: “A análise constatou que existem 1,7 bilhão de hectares de terra sem árvores”, informa o The Guardian, excluindo qualquer pressão sobre terras agrícolas e áreas urbanas. “A restauração florestal é de longe a nossa solução planetária mais poderosa hoje”, disse um coautor do trabalho, o professor Tom Crowther, à Scientific American.

No entanto, um cientista não envolvido no estudo advertiu que a estimativa é “muito vaga”, informa a Vox. Dois outros cientistas argumentaram na Conversation que “a melhor solução para a mudança climática continua ser a manutenção dos combustíveis fósseis no subsolo”. Eles ressaltaram que “o reflorestamento massivo só funciona se a atual cobertura florestal do mundo for mantida e aumentada” (o que nos parece óbvio). E acrescentaram: “Não será fácil, mas a sociedade precisa proteger as florestas que temos, e proteger as novas florestas perpetuamente para manter permanentemente o carbono sequestrado nas árvores e fora da atmosfera”.

Fonte: Climainfo


Postar comentário