Solenidade marca cercamento de nascentes do Rio Paraibuna, na Zona da Mata

Evento acontecerá na zona rural do município de Antônio Carlos, na Fazenda Campinho
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 05/07/2019

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizará nesta sexta-feira (5) o cercamento de oito nascente do Rio Paraibuna, localizadas em uma propriedade particular no município de Antônio Carlos, na Região Centro-Sul do Estado. A ação tem importância estratégica já que a nascente é responsável pelo abastecimento do município de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira.

Divulgação/Prefeitura de Juiz de Fora
Divulgação/Prefeitura de Juiz de Fora

A solenidade acontecerá na zona rural do município de Antônio Carlos, na Fazenda Campinho. Na ocasião, será realizado também o plantio de mudas de árvores de espécies nativas da região, além da apresentação de técnicas de manejo florestal e de práticas de conservação de solo e da água. Já estão confirmadas as presenças do diretor-geral do IEF, Antônio Malard, e de representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna (Ceivap), e outras autoridades da região.

Além do cercamento da nascente, será realizado um Dia de Campo, com demonstração de práticas, como construção de terraços e bacias, mais conhecidas como barraginhas. Também serão feitas ações de reflorestamento e outros modelos ambientais previstos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no Programa de Regularização Rural (PRA).

Fonte: Sisema


Postar comentário