Uberaba sedia seminário sobre prevenção de acidentes ambientais

Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 15/10/2019

Uberaba sediará, no dia 17 de outubro, evento para discutir ações de prevenção e resposta aos acidentes que envolvem produtos perigosos. O evento de Uberaba é uma prévia do Seminário de Emergências Ambientais que será realizado em Belo Horizonte, nos dias 20 e 21 de novembro. Ambos são uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE P2R2 Minas) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

É a primeira vez que uma cidade do interior de Minas Gerais sedia uma edição do Seminário de Emergências Ambientais - Preparação e Resposta às Emergências Ambientais. A região do Triângulo foi escolhida pela grande ocorrência de episódios envolvendo acidentes com cargas perigosas.

Com a disponibilização de 80 vagas e inscrições gratuitas, o Seminário contará com três painéis. A abertura será feita pelo comandante do 8º batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba, Tenente-Coronel Anderson Passos de Souza, que abordará a atuação da corporação em acidentes ambientais. Passos atuou no comando das operações de busca e resgate em Brumadinho após o rompimento da barragem de rejeitos de mineração, em 2018.



Outro painel ficará a cargo de Edson Silva Cunha, profissional com mais de mais de 30 anos de experiência na área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Atualmente ele atua como consultor e instrutor na área de prevenção e resposta a emergências no Polo Industrial de Camaçari, que será o tema da apresentação. Ele também é professor da Universidade Federal da Bahia no curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

A diretora de Prevenção e Emergência Ambiental da Semad, Wanderlene Ferreira Nacif, encerrará as apresentações detalhando o trabalho realizando em Minas Gerais na prevenção e resposta aos acidentes ambientais. As ações realizadas pela Secretaria do Governo de Minas Gerais envolvem transportadores e distribuidores de produtos perigosos, indústrias, mineradoras, associações e federações ligadas ao tema.

Seminário de Emergências Ambientais - Preparação e Resposta às Emergências Ambientais

Data: 17 de outubro 14 às 17 horas
Local: Auditório da Fiemg VRG – Expociagra - Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110, São Benedito - Uberaba, MG
Inscrições


Postar comentário